O bebê nasce e, de repente, a mamãe que batia pernas pra cima e pra baixo se vê obrigada a se trancar em casa simplesmente porque todo mundo olha torto ao ver um bebêzinho tão pequenininho na rua! Como todo mundo cobra que a mamãe seja super cautelosa e cuidadosa, a mamãe acaba se cobrando também, muito além da conta, e quase se torna uma monge exilado em casa!
Acho que essa é uma das primeiras NEURAS que as mães passam! Sempre existe aquele medo de sair de casa, sempre fica aquela pergunta de quando será então o momento adequado!
Sinceramente, aqui, certos tabus não pegaram não!
Sou da teoria de que, quanto mais criarmos nossos filhos cheios de frescura, mais probabilidade de não estarem prontos pra viver as situações eles estarão!
Óbvio, precisamos lembrar que um bebê sai do hospital praticamente sem nenhuma vacina, e que vivemos em um mundo cheio de doenças, vírus e bactérias! Óbvio que temos que ser responsáveis e conscientes! Mas não precisamos ser neuróticos!
Por aqui funcionou assim (o que não significa que está certo, mas significa que não deixei a neura me dominar!)... Perguntei pra pediatra do Vítor o que ela achava de passeios e saídas e ela, que assim como eu é mais liberal, logo me informou: não há mal nenhum em ir pra casa de parentes ou em locais arejados e abertos! E assim foi...
Com menos de uma semana o Vítor já passeava comigo na garagem do prédio ou na calçada em frente ao nosso apartamento! Eu precisava dar minhas andadinhas por causa da cesárea, e sim, levava ele comigo, sem problemas!
Pouquinho tempo depois já íamos a restaurantes abertos e arejados! Além disso, visitávamos as vovós sem nenhum problema!
E lá pros 2 meses precisei ir ao shopping e sim, FOMOS! Óbvio que estacionei quase em frente da loja que eu precisava ir, escolhi um dia e horário super calmo pra shopping (tipo segunda de manhã) e fiquei o menor tempo possível mas..fui!
Acho que toda mãe precisa pensar que, antes de seguir qualquer regra ou imposição...ela precisa estar bem!!! Mãe infeliz, com ceretza bebê infeliz! Se viver isolada em casa te faz mal, te tira a paciência e prejudica sua relação até com o seu bebê... vá curtir a vida! Você e ele merecem ver o sol, a luz do dia e sobretudo, curtir esse momento!!! E se bater uma neurinha de leve... mete um mosquiteiro no carrinho e se permita!!! Você continua sendo gente, além de mãe, sabia?!
Beijinhos e até breve!